A comunicação de uma campanha para as eleições da OAB pode ser um grande desafio. Afinal, a entidade é responsável por regular e fiscalizar a atividade dos advogados e advogadas em todo o país, e sua imagem institucional deve ser sempre preservada.
Três desafios das eleições da OAB
Os desafios são muitos, mas elencamos apenas três que podem ser enfrentados ao longo da caminhada da comunicação de uma eleição da OAB.
- Comunicar para um público específico e exigente: A OAB é uma entidade que reúne advogados e advogadas, profissionais altamente qualificados e especializados. Dessa forma, a comunicação deve ser precisa, técnica e informativa, para que a mensagem seja compreendida de forma clara e objetiva por esse público tão exigente. É importante que o fator linguagem seja muito bem estudado, o famoso “juridiquês” não é a praia de quem atua na comunicação e isso precisa ser considerado.
- Lidar com a complexidade da legislação brasileira: A legislação brasileira é complexa e extensa, e muitas vezes pode ser difícil de ser compreendida por quem não é do ramo jurídico. Por isso, é importante que a comunicação seja feita de forma simples e acessível, sem perder a qualidade e a precisão das informações.
- Transmitir credibilidade e confiança: A OAB é uma entidade séria e respeitada, e sua imagem institucional deve ser sempre preservada. Por isso, a comunicação deve transmitir credibilidade e confiança, tanto na mensagem transmitida quanto na forma como ela é comunicada.
Uma equipe qualificada pode ser o grande diferencial
Para superar esses desafios, é importante que a campanha seja bem planejada, com uma estratégia clara e objetiva. É preciso também contar com profissionais capacitados e experientes em comunicação e marketing, que possam desenvolver a melhor abordagem para a campanha, de forma a atingir o público-alvo de maneira eficiente e impactante.
A formação de uma equipe multidisciplinar, que conheça tendências e as dinâmicas de canais on-line e também das ruas pode ser o grande diferencial neste processo, pois algumas etapas de aprendizado e erros comuns podem ser superados com maior velocidade.
Com uma boa comunicação, a OAB poderá transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva, contribuindo para a melhoria da sociedade brasileira como um todo.